9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Os filmes da mostra

9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema 2014


Panorama Mundo Árabe

O cinema que emerge na segunda década do século XXI, marcado pelas revoluções da Primavera Árabe, tem seu viés politico, mas também sua dose de poesia, onirismo, romance e retrato social. Os filmes desse panorama traçam um recorte preciso dos novos caminhos das cinematografias da Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes, Marrocos, Líbano e Síria, misturando obras de diretores consagrados e também iniciantes.

Adeus, Marrocos

Título original: Goodbye Morocco
França e Marrocos | 2012 | 102min.
Gênero: Drama
Direção: Nadir Moknèche
Elenco: Lubna Azabal, Faouzi Bensaïdi, Rasha Bukvic
Idioma: Árabe, francês e inglês com legendas em português

Sinopse: Dounia, divorciada e com um filho, vive com um arquiteto sérvio na cidade de Tanger, Marrocos. Tal relação é vista como escandalosa por sua família marroquina tradicional. O casal é responsável pela reforma de túmulos cristãos do século IV, um negócio com o qual Dounia espera obter renda para sair do país com o filho e o namorado. Mas um operário de sua obra desaparece, mudando completamente o cenário.

Sobre o diretor

Filho de argelinos, Nadir Moknèchenasceu em Paris, foi criado entre a Argélia e França e estudou sociologia em Nova York. Seu primeiro filme foi "The Harem of Madame Osmane"(2000), depois vieram "Viva Algeria"(2003) e "Délice Paloma"(2004), todos ambientados na Argélia.

Adiós, Carmen

Título original: Adiós Carmen
Marrocos, Bélgica e Emirados Árabes Unidos | 2013 | 103 min.
Gênero: Drama
Direção: Mohamed Amin Benamraoui
Elenco: Benjalil Amanallah, Paulina Gálvez, Ufrin Mustapha Azzarouali, Juan Estelrich
Idioma: Árabe, espanhol e francês com legendas em português

Sinopse: Amar, um menino de 10 anos, vive em uma vila no norte do Marrocos nos anos 1970 com o violento tio, esperando pelo improvável retorno de sua mãe, uma viúva que partiu para a Bélgica em um novo casamento. O menino começa uma amizade com sua vizinha Carmen, uma exilada política espanhola que trabalha como caixa em um cinema do vilarejo. Carmen o ajuda a descobrir o mundo do cinema, até então desconhecido para ele. Inédito no Brasil, foi exibido em 2013 no Festival Internacional de Cinema de Dubai.

Sobre o diretor

Mohamed Amin Benamraoui nasceu no Marrocos e passou a viver em Bruxelas em meados dos anos 1980. Estudou cinema com Thierry Zeno e dirigiu vários curta-metragens, com destaque para "Sellam e Demetan"e "Casamento na Praia", ambos de 2008. "Adiós, Carmen"é seu primeiro longa-metragem. Também já trabalhou como apresentador de rádio e programador de festivais berberes.

Bala perdida

Título original: Stray Bullet
Líbano | 2010 | 76 min.
Gênero: Drama
Direção: Georges Hachem
Elenco: Nadine Labaki, Takla Chammoun, Hind Taher
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Fim do verão de 1976 em um subúrbio ao norte de Beirute, Noha vai se casar. Sua família se alivia porque está aproveitando a única oportunidade de não se tornar uma mulher sozinha como sua irmã mais velha. No entanto, quinze dias antes do matrimônio, Noha muda de opinião. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Georges Hachemestudou teatro no Líbano e se formou em cinema na Escola Nacional Louis Lumière em Paris. Em seu currículo figuram diversos curtas-metragens criados e dirigidos nas oficinas de atuação que ele ministra há mais de 20 anos em Paris e Beirute. Desde seu regresso a Beirute, em 2006, é responsável pelo departamento audiovisual da Universidade de Antonine.

Cavalos de Deus

Título original: Horses of God
Marrocos | 2012 | 115 min.
Gênero: Drama
Direção: Nabil Ayouch
Elenco: Jamal Belmahi, Mahi Binebine, Abdelhakim Rachid, Abdeliah Rachid, Hamza Souidek, Ahmed El Idrissi Amrani
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Retrato ficcional dos terroristas por trás dos ataques em Casablanca em 2003, o filme conta a história de vários garotos na comunidade pobre e violenta de Sidi Moumen, no subúrbio da cidade marroquina. Um deles é Yachine, 10 anos, que vive com os pais e dois irmãos. Quando um dos irmãos, Hamid, de 13 anos, envolve-se em um crime, vai preso e conhece o fundamentalismo islâmico. Enquanto isso, Yachine arruma diversos empregos na tentativa de livrar-se de uma realidade marcada por violência, drogas e miséria. Inédito no Brasi, foi exibido no Festival Internacional de Cannes 2012.

Sobre o diretor

Nabil Ayouchnasceu em Paris em 1969 e atualmente trabalha e vive em Casablanca, no Marrocos. Dirigiu cinco longas-metragens para cinema, cujos destaques são "Mektoub"(1997) e "Ali Zaoua" (2000), que representaram Marrocos no Oscar.

Escada para Damasco

Título original: Ladder to Damascus
Síria | 2013 | 95 min.
Gênero: Drama
Direção: Mohamad Malas
Elenco: Najla el Wazza, Bilal Martini, Gianna Aanid, Mohamad Zarzour, Ziad Kalsoum, Naouar Yussef, Roula Falhout, Lara Saade, Izzat Abou Jabal, Mustafa el Mustafa, Rana Malas, Hussein Al Shazli, Hussein Marii
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Ghalia, uma jovem aspirante a atriz, se muda para um prédio em Damasco onde outros jovens estudantes vivem dias de expectativa com as manifestações e a guerra que se aproxima. Ghalia acredita ser assombrada pelo espírito de outra garota e essa dualidade encanta um jovem cineasta, Fouad. Logo os tumultuados eventos que ocorrem nas ruas da capital síria começam a interferir na atmosfera do romance. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Mohamad Malasnasceu em 1945 e é um dos principais representantes do cinema sírio. As guerras e conflitos com os quais conviveu ao longo de sua vida viriam a desempenhar um papel central em seus filmes, conferindo-lhe a reputação de um cineasta politicamente engajado. Suas obras mais conhecidas são "Dreams of the City"(1983), "The Night"(1992) e "Passion"(2005).

A Ilha

Título original: The Island
Argélia | 2012 | 35 min.
Gênero: Ficção. Média-metragem
Direção: Amine Sidi Boumediène
Elenco: Kader Affak, Cédric Camus, Yacine Jny Sahraoui
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Antes do nascer do sol, um homem vestindo um estranho uniforme espacial com máscara de gás desperta à beira de um rio nos arredores da cidade de Argel. Uma vida completamente nova o aguarda. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Amine Sidi Boumediène nasceu na Argélia e se formou em química antes de trabalhar com cinema. Cursou o Conservatoire Libre du Cinéma Français, em Paris, e atua como diretor-assistente e diretor em curta-metragens desde 2005. "A Ilha"é sua sexta obra.

Retorno a Homs

Título original: The Return to Homs
Alemanha e Síria | 2013| 88 min.
Gênero: Documentário
Direção: Talal Derki
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Gravado ao longo de três anos na cidade síria de Homs, o filme registra a trajetória de dois jovens do pacifismo à violência. O primeiro é Basset, de 19anos, goleiro da seleção de futebol que vira cantor e líder de manifestações até finalmente aderir à luta armada. O outro é Ossama, 24 anos, cinegrafista e pacifista cuja vida e pontos de vista sofrem uma guinada radical depois de ser preso pelas forças de segurança do regime de Bashar Al-Assad. A trajetória dos jovens e a derrocada de suas esperanças acompanha a própria destruição incessante da cidade de Homs. Vencedor do Prêmio do Júri de Melhor Documentário no Festival de Sundance de 2014.

Sobre o diretor

Talal Derki nasceu em 1977em Damasco (Síria) e se graduou em Direção de Cinema em 2003. Trabalhou como vídeo-repórter para importantes veículos da imprensa internacional e dirigiu cinco documentários e dois curta-metragens de ficção. Os documentários "Azadi"e "Lajat", que retratam a revolução na Síria, tiveram destaque em diversos festivais internacionais.

Rock the Casbah

Título original: Rock the Casbah
França e Marrocos | 2013 | 100 min.
Gênero: Drama
Direção: Laïla Marrakchi
Elenco: Hiam Abbass, Nadine Labaki, Omar Sharif, Morjana Alaoui, Lubna Azabal.
Idioma: Árabe e francês com legendas em português

Sinopse: Com um elenco de peso, o filme é um drama familiar ambientado na cidade de Tanger, no Marrocos. Com a morte do patriarca (Omar Sharif), as três filhas e a viúva se reúnem durante três dias de luto. Fortes fluxos afetivos são desencadeados quando a filha mais nova, Sofia, que trabalha como atriz nos Estados Unidos e começou uma nova vida longe de sua família, chega de Nova York. Com a ruptura causada pela ausência da figura do pai, as mulheres da família são obrigadas a lidar com verdades dolorosas e segredos do passado. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Laïla Marrakchié uma cineasta marroquina, cujo filme anterior, o polêmico "Marock"(2005), foi um dos grandes sucessos de bilheteria em Marrocos em 2006. Possui formação em cinema pela Universidade de Paris.

Santidade

Título original: Sanctity
Arábia Saudita | 2010 | 37 min.
Gênero: Drama. Média-metragem
Direção: Ahd
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: O filme narra a trajetória da jovem viúva Areej, que está grávida e aceita a proteção de um traficante adolescente para sobreviver – uma relação de amizade inaceitável numa sociedade marcada pela segregação da mulher. A atriz e diretora saudita interpreta o papel principal. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Ahd, atriz e cineasta saudita, estudou interpretação e direção de cinema em Nova York. Seu curta-metragem de estreia, "The Shoemaker"(2010), foi premiado em diversos festivais internacionais. Ahd também atua como membro do júri do Abu Dhabi Film Festival.

Cinema palestino

A produção cinematográfica palestina – representada na 8ª Mostra pelo premiado documentário "Cinco Câmeras Quebradas" e marcada sobretudo por esse gênero – dá mostras de sua força também na ficção e na animação. "Omar", representante palestino no Oscar, abre a 9ª Mostra.

O conhecimento é o começo

Título original: Knowledge is the Beginning
Alemanha | 2005 | 115 min.
Gênero: Documentário
Direção: Paul Smaczny
Elenco: Daniel Barenboim, Edward Said e Orquestra Divan
Idioma: Inglês com legendas em português

Sinopse: O filme retrata o encontro entre o maestro israelense de origem argentina Daniel Barenboim e o intelectual palestino Edward Said, que culminou na criação da Orquestra Divan Ocidente-Oriente, composta por músicos palestinos, israelense e oriundos de outros países árabes.
A exibição do filme celebra os 10 anos do Instituto da Cultura Árabe, instituição fundada sob a inspiração de Edward Said (1935-2003).

Sobre o diretor

Paul Smaczny começou a trabalhar com cinema e televisão no final da década de 80. Diretor do EuroArts Music, ele produziu e dirigiu filmagens de grandes concertos, óperas e ballets.

A contadora de histórias

Título original: The Storyteller
Palestina | 2014 | 6 min.
Gênero: Animação
Direção: Ghada Terawi
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Baseado num conto folclórico palestino, o filme narra a história de uma menina que conquistou o coração de um príncipe – mas não por sua beleza, e sim por ser a melhor contadora de histórias do reino. Estreia mundial.

Sobre o diretor

Ghada Terawi, filha de imigrantes palestinos, nasceu no Líbano em 1972. Graduada em Relações Internacionais pela American University in Cairo, vive atualmente na Palestina, onde trabalha com produção cinematográfica desde 1998. Já realizou seis filmes.

Diários

Título original: Diaries
Palestina & Noruega | 2010 | 53 min.
Gênero: Documentário
Direção: May Odeh
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Entre 2008 e 2009, logo depois de um devastador ataque, três mulheres mostram como enfrentam a dupla ameaça de viver em Gaza, tendo, de um lado, a ocupação israelense; de outro, as autoridades religiosas que controlam a cidade. O documentário mostra o cotidiano dessas mulheres com seus medos, memórias, esperanças e ideias para uma vida melhor. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Nascida em Birzeit, Palestina, May Odeh estudou comunicação em sua cidade e depois cinema na Lillehammer University College na Noruega. Trabalhou como correspondente para vários canais de televisão árabes e fez dois curtas antes de "Diários".

É sexta-feira, graças a Deus

Título original: Thank God It’s Friday
Bélgica, Israel e Palestina | 2013 | 52 min.
Gênero: Documentário
Direção: Jan Beddegenoodts
Idioma: Árabe e inglês com legendas em português

Sinopse: Durante três anos seguidos, os moradores do vilarejo palestino de Nabi Saleh cumpriram um ritual: toda sexta-feira era dia de protestar na frente do assentamento israelense Halamish e encarar o gás lacrimogêneo e as pedras. A tensão sobe e uma tragédia parece inevitável. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

O belga Jan Beddegenoodts trabalhou na televisão de seu país e partiu para trabalhos humanitários na África e Ásia antes de chegar à Palestina e se estabelecer como fotógrafo. Depois de fazer um livro sobre os protestos, realizou seu primeiro documentário. Dirigiu também "The taste of freedom",de 2012.

Estado-nação

Título original: Nation State
Palestina e Dinamarca | 2012 | 9 min.
Gênero: Ficção. Curta-metragem
Direção: Larissa Sansour
Idioma: Árabe e inglês com legendas em português

Sinopse: Combinando um cenário digital, atores reais e trilha sonora eletrônica de inspiração árabe, o filme é uma fantasia sobre uma "solução vertical" para a questão palestina, ao dar ao país a forma de um único e imenso arranha-céu, chamado de Estado-Nação. Nele, cada cidade tem seu próprio andar e os elevadores funcionam como postos de controle. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Larissa Sansour nasceu em Jerusalém e cursou várias escolas de artes em Copenhague, Londres e Nova York. Desenvolve um trabalho artístico interdisciplinar, utilizando fotografia, vídeo, instalação, livros e internet.

Meu amor me espera no oceano

Título original: My Love Awaits Me by the Sea
Jordânia, Alemanha, Palestina, Qatar | 2012 | 80 min.
Gênero: Documentário
Direção: Mais Darzawah
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Um documentário poético que narra a história da diretora Mais Darzawah no retorno à sua terra natal, a Palestina. Ela segue um namorado imaginário, que nunca conheceu, um artista chamado Hasan. Sua trajetória mistura sonho e realidade para tratar da questão do lugar da pessoa no mundo. O filme homenageia o artista palestino Hasan Hourani, que usou a imaginação para resistir à ocupação. Hourani concluiu o livro infantil "Hasan está em todo lugar", de poesias e ilustrações, pouco antes de sua trágica morte por afogamento no proibido mar de Jaffa, em 2003.

Sobre o diretor

Mais Darwazah trabalhou em distintos lugares do Oriente Médio com arquitetura, design gráfico e documentários televisivos. Após se graduar em arquitetura na Inglaterra, realizou um mestrado em direção de documentários em Edimburgo. Seu filme "Take me home", um média-metragem de 2002, foi exibido em mais de 20festivais internacionais de cinema. Ela vive e trabalha na Jordânia.

Um mundo que não é nosso

Título original: A World Not Ours
Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Líbano e Reino Unido 2012 | 93 min.
Gênero: Documentário
Direção: Mahdi Fleifel
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Um retrato de três gerações exiladas no campo de refugiados de Ain el-Hilweh, no sul do Líbano, o maior e mais antigo do mundo para palestinos. Construído a partir de gravações pessoais – o próprio diretor cresceu no campo, arquivos familiares e imagens históricas, o documentário faz uma sensível investigação sobre os valores da amizade e da família e das esperanças perdidas. Inédito no Brasil. Selecionado para o Festival Internacional de Berlim 2013.

Sobre o diretor

Georges Hachemestudou teatro no Líbano e se formou em cinema na Escola Nacional Louis Lumière em Paris. Em seu currículo figuram diversos curtas-metragens criados e dirigidos nas oficinas de atuação que ele ministra há mais de 20 anos em Paris e Beirute. Desde seu regresso a Beirute, em 2006, é responsável pelo departamento audiovisual da Universidade de Antonine. Mahdi Fleifel nasceu em Dubai em 1979 e cresceu no campo de refugiados Ain al-Hilweh antes de se mudar para a Dinamarca. Em 2009, formou-se na National Film and Television School em Londres, onde vive e trabalha. Dirigiu os curtas-metragens "Arafat & I"(2008) e "4Weeks"(2009). "Um mundo que não é nosso"é seu primeiro longa-metragem como diretor.

Omar

Título original: Omar
Palestina | 2013 | 94 min.
Gênero: Drama
Direção: Hany Abu-Assad
Elenco: Adam Bakri, Leem Lubany, Waleed Zuaiter
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: O jovem padeiro Omar vive na Palestina ocupada e precisa se esquivar dos tiros da vigilância quando escala o muro que separa os territórios para encontrar sua amada Nadia e dois amigos de infância, Tarek e Amjad. Enquanto todos lutam à sua maneira por liberdade em meio aos muros e checkpoints, Omar é capturado e entra em um jogo de gato e rato com a polícia israelense. O filme concorreu ao Oscar de Melhor filme estrangeiro em 2014e conquistou o prêmio do júri no Festival de Cinema de Cannes em 2013e o de Melhor Filme no Festival Internacional de Dubai em 2013.

Sobre o diretor

Hany Abu-Assadé um diretor palestino nascido em 1961. Iniciou sua carreira no cinema em 1992 e já dirigiu diversos filmes e documentários, entre eles "Paradise Now", também indicado ao Oscar em 2006.

Os Shebabs de Yarmouk

Título original: The Shebabs of Yarmouk
França | 2013 | 78 min.
Gênero: Documentário
Direção: Axel Salvatori-Sinz
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Shebabs é o apelido dado aos jovens da terceira geração de palestinos nascidos no campo de refugiados de Mukhayyam Yarmouk, nos arredores de Damasco, na Síria. Os cinco shebabs aqui retratados, na casa dos 20 anos, têm alguns sonhos em comum: eles querem fugir do alistamento e da guerra; elas querem arrumar um namorado fora do campo. Entre a necessidade da liberdade e o pertencimento ao grupo, o desejo da revolta e a perspectiva de uma vida ordenada, eles têm de tomar decisões difíceis.

Sobre o diretor

Francês de Lyon, Alex Salvatori-Sinz estudou antropologia e se especializou nas sociedades árabes e muçulmanas. Em 2006, viajou para a Síria e iniciou os estudos sobre Yarmouk que virariam seu primeiro documentário.

Para onde voam os pássaros

Título original: Where should the birds fly
Palestina | 2013 | 61 min.
Gênero: Documentário
Direção: Fida Qishta
Idioma: Árabe e inglês com legendas em português

Sinopse: O filme narra, durante os anos de 2008 e 2009, o cotidiano de duas jovens palestinas, Mona Al Samouni, de 11 anos e Fida Qishta, a diretora. Ela conta sua própria história na faixa de Gaza e a luta para manter a humanidade em meio a uma catástrofe. Trata-se de um retrato profundo da situação das pessoas que vivem na região.

Sobre o diretor

Nascida em Rafah City, sul de Gaza, Fida Qishta é uma cineasta e professora. Trabalhou como jornalista e documentarista na faixa de Gaza. Em 2004 fundou "Life makers center", em Rafah, para ensinar inglês e teatro a crianças com traumas.

Cinema Egípcio Contemporâneo

As mudanças recentes na sociedade egípcia, ocorridas a partir de janeiro de 2011, levaram ao cinema um olhar mais aprofundado de suas virtudes e contradições, os dramas pessoais e os conflitos de geração. A política e a história recente ainda têm muito espaço no cinema documental, mas esse se abriu também para questões controversas, como a vida nos hospitais psiquiátricos do país, retratados em "Zelal".

Caos e desordem

Título original: Chaos and Disorder
Egito| 2012 | 76 min.
Gênero: Drama
Direção: Nadine Khan
Elenco: Ayten Amer, Mohamed Farag, Ramsi Lehner
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Manal, Zaki e Mounir estão na faixa dos vinte anos. Vivem em uma comunidade caótica, próxima a um depósito de lixo, onde suas necessidades básicas são minimamente atendidas. Sob esta desordem social, existe uma camada de relações problemáticas, em que se misturam amor, decadência e uma disputa entre Zaki e Mounir pelo amor de Manal. Uma competição cujo resultado será decidido por uma partida de futebol. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Nadine Khan estudou cinema no Higher Film Institute no Cairo. Trabalhou como assistente de direção em comerciais e longasmetragens, inclusive em blockbusters norte-americanos como "Transformers"(2009). "Caos e Desordem"é o seu primeiro longa-metragem como diretora e estreou no Festival de Locarno.

Em busca de petróleo e areia

Título original: In Search of Oil and Sand
Egito | 2012 | 59 min.
Gênero: Documentário
Direção: Philippe Dib, Wael Omar
Elenco: Mahmoud Sabit
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: O filme acompanha a trajetória do historiador Mahmoud Sabit, herdeiro de um palácio que pertenceu à família real durante a monarquia constitucional (1923-1952) no Egito. Sabit faz uma radiografia sobre as circunstâncias históricas e políticas de "Oil and Sand", filme gravado em 8mm por seus pais e outros membros da corte no ano de 1952, poucas semanas antes do golpe de Estado que instituiu a ditadura militar no país. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Wael Omar nasceu no Cairo e desde 2001 trabalha com produção cinematográfica. Dirigiu e produziu a série "Democracy 76", que traça um perfil da última eleição presidencial egípcia.
Philippe L. Dibé um cineasta independente de origem franco-libanesa, radicado no Egito. Seu filme "El Tanbura"foi premiado no Sawi Documentary Film Festival do Cairo, em 2006, e no Etnofilm Festival em Cadca (Eslováquia), em 2008.

Ondas

Título original: Waves
Egito, Marrocos e Qatar| 2013| 70 min.
Gênero: Documentário
Direção: Ahmed Nour
Elenco: Ahmed Ghazali, Ahmed Nour, Hala Rami
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Antes de assumir o governo do Egito, por meio de um golpe de Estado, o futuro ditador Hosni Mubarak ouviu de uma vidente que ele ocuparia um elevado cargo no país, mas poderia perdê-lo em Suez. Em 25 de janeiro de 2011, a Revolução Egípcia, antes de chegar à Praça Tahir, no Cairo, estoura na cidade de Suez. Baseado em sua história pessoal nos últimos 30 anos, o diretor Ahmed Nour, natural de Suez, conta, por meio de imagens poéticas e técnicas de animação, a trajetória de uma geração revolucionária que nasceu nos anos 1980, depôs Mubarak e, posteriormente, também alijou Mohamed Mursi do poder. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Ahmed Nour nasceu no Egito em 1983. Formado em Direção de Cinema e Televisão, trabalhou como assistente de importantes cineastas egípcios e também dirigiu filmes independentes.

Villa 69

Título original: Villa 69
Egito | 2013 | 95 min.
Gênero: Drama
Direção: Ayten Amin
Elenco: Khaled Abol Naga, Lebleba, Arwa Gouda, Omar El Ghandour, Heba Yousry, Khairy Beshara, Sally Abed
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: O arquiteto Hussein (Khaled Abol Naga) sofre de doença terminal e vive isolado numa antiga casa, na qual recebe apenas visitas de amigas mulheres. Quando a irmã e o sobrinho se mudam para sua casa, o charmoso Hussein vê sua vida abalada e passa a questionar seus pontos de vista radicais sobre vida, amor e família. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

Ayten Amin nasceu em Alexandria (Egito) e estudou Cinema Independente na American University in Cairo (AUC). Trabalhou como assistente de direção, dirigiu curtas-metragens premiados em diversos festivais internacionais e codirigiu o filme "Tahir 2011: O Bom, O Mau e o Político."

Zelal

Título original: Zelal
Egito, França e Marrocos | 2010 | 90 min.
Gênero: Documentário
Direção: Marianne Khoury e Mustapha Hasnaqui
Idioma: Árabe com legendas em português

Sinopse: Ao exibir profundamente o mundo de dois hospitais psiquiátricos no Egito, os diretores mostram como uma sociedade totalmente à parte é criada dentro dos muros da instituição. A história de pacientes – como as mulheres internadas após brigas com os maridos ou os homens hoje idosos que vivem hospitalizados desde que eram meros adolescentes rebeldes – é contada junto com a do esforço de funcionários que lutam por melhores dias para todos. Ganhador do prêmio da critica internacional do Festival de Cinema de Dubai de 2010. Inédito no Brasil.

Sobre o diretor

A produtora e diretora egípcia Marianne Khouryestudou no Cairo e em Oxford antes de se iniciar no cinema documental. Entre seus trabalhos estão "The Times of Laura"(1999) e "WomenWho Loved Cinema"(2002). Mustapha Hasnaqui é documentarista com obras focadas em histórias familiares e biografias de compositores, como "Max Deutsch, A Rebel Teacher"(2006) e "Essyad, Musician" (1994).

Diálogos Árabe-Latinos

Diálogos Árabe-Latinos nos convida a submergir nos universos audiovisuais que entrelaçam a América Latina e o Mundo Árabe. Hoje nos congregamos nas telas, juntos perante o desafío de aprender, crescer e compartilhar a circularidade do espaço-tempo.
Edgardo Bechara

Bashar

Título original: Bashar
Brasil, Egito | 2014 | 19 min.
Gênero: Ficção. Média-metragem
Direção: Diogo Faggiano
Elenco: Rami Jarah, Saleh Fekry
Idioma: Árabe e inglês com legendas em português

Sinopse: Com entrevistas reais - como aquela feita com o ativista Rami Jarah, que permeia o filme – e outras ficcionais, além de cenas de arquivos mostrando discursos de Bashar Al-Assad, da Síria, o filme é um pequeno estudo sobre a situação do país.

Sobre o diretor

Formado em cinema pela Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, Diogo Faggianoé também diretor do curta-metragem de ficção "Zeit to the Geist" (2011) e do documentário "La Ultima Frontera" (2012) filmado em Sumatra, na Indonésia. Finaliza atualmente seu primeiro longa, "A Revolução do Ano", sobre a Primavera Egípcia de 2011.

Dona Rosa

Título original: Miss Rosa
Brasil | 2013 | 15 min.
Gênero: Documentário
Direção: Mathias Mangin e Lucas Mandacaru
Idioma: Português

Sinopse: Através da história de Rosa, nascida na alta classe de imigrantes libaneses de São Paulo, mostra-se um breve panorama dessa sociedade no século 20. A romântica história com o marido, Rachid, médico de origem modesta, a viuvez precoce e o apego ao trabalho - Rosa continua trabalhando aos 95 anos – tornam o filme um registro amoroso de uma personagem singular.

Sobre o diretor

O brasileiro Lucas Mandacaru estudou fotografia, roteiro e cinema em São Paulo, Paris e Berlim. Formado no Istituto Europeo di Design (IED), trabalhou por cinco anos em produtoras de cinema brasileiras e, em 2012, foi diretor de produção do Sonhar TV, uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Cinemateca Brasileira. Mathias Manginé franco-brasileiro e estudou administração na EDHECBusiness School, cinema na New York Film Academy na Fémis, em Paris. Além de vários curtasmetragens e videoclipes, dirigiu e produziu o documentário de média-metragem "Next Year in Bombay" (2010), selecionado para diversos festivais internacionais.

Nem sempre me vesti assim

Título original: I Wasn’t Always Dressed Like This
Reino Unido | 2013 | 35 min.
Gênero: Documentário
Direção: Betty Martins
Idioma: Inglês com legendas em português

Sinopse: Três mulheres muçulmanas de diferentes etnias que vivem na Inglaterra falam de sua relação com a religião e o uso do véu – o hijab, que cobre cabeça e pescoço, e o nicab, que revela só os olhos. O foco é o uso do véu como um processo íntimo, numa perspectiva tanto particular quanto crítica – mais do que um hábito religioso, pode ser também um processo de identidade social e política.

Sobre o diretor

A pesquisadora, escritora e diretora Betty Martinsmora na Inglaterra há 9 anos, onde se tornou mestre em estudos de cultura e mídia pela South Bank University. Ela dirigiu outros dois documentários naquele país, "Remembering and forgetting mexico" (2010) e "When the souls arrive: reclaiming the dead" (2011).